Cirurgia bariátrica e metabólica
Cirurgia geral e do aparelho digestivo
CRM/RN 7863 - RQE 3148/4126/4837
Natal - RN

Prevenindo o surgimento de pedras na vesícula
15 de maio de 2021
Hábitos alimentares saudáveis, a prática regular de atividade física, com bons hábitos quanto a higiene do sono e a própria saúde mental, trabalham juntos de forma sinérgica, otimizando a saúde do indivíduo. Ou seja, um potencializa a ação do outro. Desta forma, a saúde da vesícula biliar depende diretamente destas medidas, o que consequentemente reduz o risco de formação de pedras.
O controle do peso corporal, assim, tem relação direta com o risco de formação de pedras na vesícula. Para ficar fácil: quanto menor o peso corporal, menor o risco de formação das pedras.
O consumo de uma dieta balanceada, rica em fibras, calcio, gorduras poli-insaturadas e vitamina C e pobre em gorduras saturadas (presentes principalmente em alimentos processados e industrializados), reduz as concentrações de ácidos biliares litogênicos (que promovem a formação das pedras) na bile, tornado-a mais fluida e cristalina.
Somado a isso, a prática regular de atividade física, pelo menos 30 minutos 5 vezes por semana, contribui para a manutenção do baixo peso corporal, o que por si só também reduz esse risco. Além de reduzir o risco de diversas outras doenças, como por exemplo o infarto do coração, AVC, insuficiência renal e até mesmo alguns tipos de cânceres.
Mas cuidado! A perda de peso muito acentuada em curto intervalo de tempo, sem o devido acompanhamento profissional, paradoxalmente, pode ser um fator causador da formação das pedras na vesícula! Por exemplo, o que ocorre na prática de dietas inadequadas ou após cirurgia bariátrica em que o paciente não realiza o devido acompanhamento com o seu cirurgião e equipe multiprofissional. Nestes casos, além das medidas já ditas acima, podemos fazer uso de medicamentos para diminuir esse risco, como por exemplo o ácido ursodeoxicólico.
A mensagem que devemos guardar é que: manter hábitos saudáveis traz diversos benefícios, em vários sistemas do nosso organismo, e com a nossa vesícula biliar não é diferente!